A vereadora Ana Novais será a presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar os investimentos do município no combate ao coronavírus. A “CPI da Covid”, como foi denominada, foi instaurada nesta terça-feira (25) na Câmara de Vereadores de Umuarama.

A Comissão terá ainda os vereadores Mateus Barreto como relator, Ednei do Esporte como vice-presidente e Cris das Frutas e Sorrisal como suplentes. Ana Novais disse que as expectativas com relação aos trabalhos são as melhores. “Vamos fazer um trabalho técnico, com transparência e ações precisas e imediatas. Vamos dar as respostas que a população tanto espera neste momento”, afirmou.

O trabalho da CPI, neste primeiro momento, pretende apurar e fiscalizar os investimentos para enfrentamento da pandemia de coronavírus realizados pelo município desde 2020 até agora. Também vão analisar os recursos utilizados na criação de leitos de UTI e de enfermarias. “Temos muito trabalho pela frente”, resumiu Ana.

Os vereadores também terão de se debruçar sobre a destinação de recursos na contratação de profissionais, na implementação de programas de orientação e no atendimento às pessoas acometidas pelo covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Pronto Atendimento (PA) e Ambulatório de Síndromes Gripais.

Eles também vão checar a contratação de empresas terceirizadas para atender pacientes e fornecer insumos, equipamentos e serviços às instituições de saúde destinadas ao atendimento da população. Devem ainda averiguar os valores destinados a associações beneficentes, além de verificar o cumprimento do cronograma estabelecido para vacinação, com destaque para a apuração de possíveis casos de pessoas que “furaram a fila” da imunização. Ficou definido ainda que os encontros dos vereadores que compõem a CPI da Covid ocorrerão todas as terças-feiras, às 9h.

CPI DA COVID: Vereadores Mateus Barreto, Ana Novais, Ednei do Esporte, Cris das Frutas e Sorrisal
Compartilhe: