Quando se fala em rádio, o nome de Marta Costa figura absoluto entre os mais admirados, respeitados e queridos da comunicação regional. Sua história como comunicadora, construída com muito talento e seu dom pessoal, fazem dela uma referência e garantem o título de “comunicadora popular”.

Mulher de fé e realmente apaixonada pelo ofício, Marta vai estar de volta à Rádio Inconfidência FM a partir do dia 19 de abril, das 8h às 10h, com o programa “Manhã Entre Amigos”, que será apresentado de segunda a sexta-feira.

O convite para que a comunicadora voltasse à Inconfidência FM veio do próprio Padre Machado, novo diretor da rádio, que está investindo na reestruturação do veículo, uma das maiores audiências da região de Umuarama.

Para Marta é mais que significativa sua volta, já que há exatos 15 anos ela estreava na então Rádio Inconfidência AM. “Aqui é meu berço, onde nasci como comunicadora! Foi a primeira rádio que trabalhei, onde tive a primeira oportunidade de ter um programa ‘só meu’ em horário nobre. Essa memória tão afetuosa e a gratidão serão eternas”, resume.

Nascida em Quintana, no estado de São Paulo, a filha de seu Manuel Narciso Rodrigues e dona Zulmira Contelli Rodrigues decidiu ainda na adolescência que queria ser jornalista. O rádio entrou em sua vida de forma natural, fazendo participações especiais, por telefone, gravações e externas, até chegar ao estúdio, uma espécie de templo sagrado para os comunicadores.

Os desafios foram muitos, mas ela minimiza: “Todo início de carreira, em qualquer área, tem suas pedras. Comigo não foi diferente, mas nada que me fizesse perder o foco ou desviar minha energia”, garante.

É comum ouvir que Marta é “ligada no 220”, por sua alegria contagiante, seu sempre grande e fácil sorriso e jeito de ‘moleca’ que traz naturalmente. Em sua casa – onde ela adora ficar – ela ouve Maria Bethânia (“a melhor cantora do Brasil”), Lulu Santos (“muito”) e MPB, mas acha Roberto Carlos o maior dos artistas brasileiros (“por tudo o que ele já fez”).

Marta é mãe da psicóloga Bruna Luciana Rodrigues Costa e do empresário do ramo de turismo e agente de viagens João Gabriel Rodrigues Costa, suas joias. A família é grande, são sete irmãos: Mauro, Maurício, Marineusa, Marlene, Donizete, Claudionor e Milton, que já foi morar com Deus.

Como comunicadora, tem muitas histórias engraçadas para contar, mas uma que ela não esquece foi o dia em que um ouvinte, fã de seu programa, foi até a rádio onde ela trabalhava e levou um presente inusitado: um frango caipira. “O problema é que o frango estava vivo, agitado dentro de uma caixa de papelão! Eu fui obrigada a recusar, pois não teria como matar e depenar o bicho!”, diverte-se.

Sobre os “micos” que pagou no ar, ela afirma que foram muitos. “E não vão acabar, porque fazem parte da vida de todo profissional de comunicação que está ali, ao vivo. O segredo é rir e continuar caminhando”, indica.

Foto: Luci Lemes

O título de comunicadora popular a enche de orgulho, por definir-se exatamente como ‘pop popular’. “Foi o público que me deu essa honra de ser popular. Meu dom é uma arte e é seguramente a melhor parte de mim”, garante a radialista, que ama salpicão, saladas verdes e comida simples e bem temperadas.

O bom tempero, inclusive, é a marca registrada dessa ‘comunicadora pop popular’, que guarda no coração apenas os melhores sabores que a vida lhe deu e continua dando.

SERVIÇO – MARTA COSTA – Programa “Manhã Entre Amigos” – Rádio Inconfidência FM (99,7 MHz) – De segunda a sexta-feira – Das 8h às 10h. Estreia: 19 de abril de 2021.

Compartilhe: