A Câmara de Vereadores de Umuarama aprovou por unanimidade os cinco projetos apresentados na sessão ordinária desta segunda-feira (12). O primeiro deles fala sobre a criação do “Programa de Defesa Pessoal para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica – Reage Maria”, uma proposta dos vereadores Ana Novais e Sorrisal.

A inciativa, segundo os parlamentares, tem o propósito de designar ao Poder Executivo que oferte “aulas regulares e itinerantes, palestras, workshops, seminários e atividades similares, as quais se voltarão ao treinamento de mulheres no sentido de que eles tenham melhores condições de se defenderem de agressões físicas”.

Os autores do projeto endossam que apesar dos muitos avanços no que diz respeito à conscientização, legislação e criminalização da violência contra a mulher nos últimos anos no Brasil, os números assustam e mostram que os casos ainda são significativamente altos. A cada 15 segundos, uma mulher é agredida no País.

Ana Novais e Sorrisal também são autores do que pede mais transparência e a divulgação da lista de vacinados no Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, obrigando a divulgação, no site oficial do município – em página específica e com acesso facilitado e irrestrito na capa do site e no Portal de Transparência – a lista de vacinados de acordo com o Plano Municipal de Vacinação.

A proposta prevê que a lista disponibilizada deve conter, no mínimo, informações para identificação e filtro de pesquisa como: iniciais do nome completo e idade da pessoa vacinada; indicação da fase do Plano Municipal em que foi enquadrada e a data da imunização; população alvo da fase respectiva em que foi enquadrada, a unidade de saúde ou outro local em que a vacinação foi realizada, bem como o fabricante da vacina. Ainda se caso a pessoa vacinada exerça atividades em unidade de saúde ou outro órgão público, indicar o seu local de trabalho.

Outros dois projetos foram apresentados pelo vereador Ronaldo Cruz Cardoso e dizem respeito à denominação de vias públicas. Já o vereador Ednei do Esporte é autor de projeto que altera o nome do Centro de Iniciação ao Esporte – CIE, localizado no Conjunto Habitacional Sonho Meu, para "Ginásio de Esportes Professor Reginaldo Gomes da Cruz”.

Compartilhe: