O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.354, de 2022, que institui o dia 18 de abril como Dia Nacional do Espiritismo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 4 milhões de pessoas que se declararam espíritas, além de 40 milhões de simpatizantes.
A nova lei teve origem no PL 3.789/2019, do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que foi encaminhado à Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), onde foi aprovado com a relatoria do senador Flávio Arns (Podemos-PR). A Câmara dos Deputados aprovou o projeto no início deste mês.
De acordo com a justificativa do projeto, em 18 de abril de 1857 foi publicado O Livro dos Espíritos, do francês Allan Kardec, dando início à divulgação da doutrina em todo o mundo. Girão destacou que o Brasil é, atualmente, o país com o maior contingente de participantes ativos do espiritismo.
O senador lembrou ainda do trabalho desenvolvido pelo médium Chico Xavier, que, segundo ele, resultou no crescimento da doutrina.
“Foi toda uma vida dedicada à promoção do bem e da caridade. Como médium psicografou mais de 500 livros recebidos de vários espíritos, tendo mais de 50 milhões de títulos vendidos e todos os direitos revertidos para obras de assistência social”, afirmou.
Chico Xavier morreu em 2002, aos 92 anos de idade.
Por Mateus Souza, sob supervisão de Sheyla Assunção
Senado Federal Projeto incentiva acesso a acupuntura e outras práticas integrativas de saúde
Senado Federal Congresso tem 55 vetos para analisar no retorno das atividades legislativas
Senado Federal Projeto garante cancelamento online imediato de serviços de celular e internet
Senado Federal País terá nova tributação sobre consumo a partir de 2026
Senado Federal Senado pode votar em 2025 volta da obrigação de extintores em carros
Senado Federal Nova tributação sobre consumo começa a valer em 2026 Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 31°
Tempo limpo
