Em pronunciamento nesta quarta-feira (8), a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) comentou decisão da segunda seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, por maioria, decidiu que as operadoras dos planos de saúde não serão mais obrigadas a cobrir procedimentos que não constem na lista da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
— Ou seja, o rol de procedimentos definido pela ANS é, em regra, taxativo. Você consegue uma classificação internacional de doenças (CID) para a doença rara, mas é à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que compete definir ou fazer a sua classificação. Aos planos de saúde é que caberá dizer quais são as patologias e os exames que vão atender — ressaltou ela.
Zenaide explicou que, antes da decisão do STJ, as famílias ainda contavam com a possibilidade de "judicializar" as questões para poder fazer exames e tratamentos que não constam da lista da ANS. Agora, essa opção não existe mais.
Senado Federal Projeto incentiva acesso a acupuntura e outras práticas integrativas de saúde
Senado Federal Congresso tem 55 vetos para analisar no retorno das atividades legislativas
Senado Federal Projeto garante cancelamento online imediato de serviços de celular e internet
Senado Federal País terá nova tributação sobre consumo a partir de 2026
Senado Federal Senado pode votar em 2025 volta da obrigação de extintores em carros
Senado Federal Nova tributação sobre consumo começa a valer em 2026 Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 31°
Tempo limpo
