A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (5) projeto de lei complementar (PLP) que reserva 2% de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para serem aplicados em programas estaduais e municipais de assistência às vítimas de crime contra a mulher e na manutenção de casas de abrigo destinadas a acolher vítimas de violência doméstica. O texto será enviado ao Senado.
De autoria da deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e outras , o PLP 136/24 foi relatado em Plenário pela deputada Lídice da Mata (PSB-BA), que apresentou um substitutivo.
Em relação ao Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), cuja lei já prevê a aplicação de um mínimo de 5% de seus recursos em ações de enfrentamento da violência contra a mulher, o projeto determina haver preferência para órgãos e entidades públicas que desenvolvam essas ações nos estados e municípios.
Gestoras estaduais
A relatora Lídice da Mata lembrou que a mudança atende a pedido de gestoras estaduais de políticas públicas para as mulheres, que foram recebidas pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados em julho do presente ano. “Elas trouxeram o importante pedido para ajudar na tomada de decisão dos órgãos estaduais e municipais responsáveis pelas ações de enfrentamento à violência contra a mulher”, disse.
Para as autoras do projeto, o Brasil alcançou “tal nível de violência contra a mulher que, além de ser um fenômeno à luz das normas penais, tornou-se um problema de saúde pública, acarretando a preocupação de dobrar os esforços de prevenção de atos de violência dessa natureza”.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei complementar
Câmara Comissão aprova projeto que concede meia-entrada para professores da educação básica em todo o Brasil
Câmara Comissão aprova retirar limite legal do valor do seguro-safra
Câmara Comissão aprova aplicativo do governo para informar sobre desastres ambientais
Câmara Congresso possui 55 vetos para analisar no retorno das atividades legislativas
Câmara Comissão aprova projeto que proíbe remoção de veículo usado para subsistência do proprietário
Câmara Projeto define medidas para proteger crianças e adolescentes em caso de calamidade pública Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 29°
Tempo nublado
