A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que estabelece incentivos fiscais para o desenvolvimento de inteligência artificial. O projeto destina ao setor 0,5% do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), que atualmente financia projetos em tecnologias e segurança da informação.
O texto aprovado também prevê, entre as modalidades de receita do FNDCT, a inclusão de parte do faturamento de empresas de desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial.
As medidas constam no Projeto de Lei 4719/23, que recebeu parecer favorável do relator, deputado Sargento Portugal (Pode-RJ), na forma de substitutivo. Ele optou por retirar artigo do texto original que estabelecia percentual mínimo de 10% de investimento em IA para fundos setoriais diversos, como agronegócio, aeronáutica, biotecnologia, energia, espaço, hidrologia, indústria automotiva e saúde.
“A fixação de um valor mínimo único para investimento em inteligência artificial, sem levar em conta as especificidades de cada setor, é uma abordagem pouco flexível e possivelmente ineficaz”, justificou Portugal.
“A necessidade de suporte de inteligência artificial varia significativamente entre os diferentes setores abrangidos pelos fundos setoriais citados. Enquanto alguns setores podem se beneficiar enormemente do avanço em inteligência artificial, outros podem ter necessidades mais prementes em outras áreas da tecnologia”, complementou.
O projeto altera a Lei da Informática ( Lei 8.248/91 ) e a lei que criou o FNDCT ( Lei 11.540/07 ).
Próximos passos
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Câmara Comissão aprova projeto que concede meia-entrada para professores da educação básica em todo o Brasil
Câmara Comissão aprova retirar limite legal do valor do seguro-safra
Câmara Comissão aprova aplicativo do governo para informar sobre desastres ambientais
Câmara Congresso possui 55 vetos para analisar no retorno das atividades legislativas
Câmara Comissão aprova projeto que proíbe remoção de veículo usado para subsistência do proprietário
Câmara Projeto define medidas para proteger crianças e adolescentes em caso de calamidade pública Mín. 19° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Parcialmente nublado
