A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4740/23 , que obriga as pessoas jurídicas condenadas por condutas ou atividades lesivas ao meio ambiente a informar, em placas instaladas nos locais degradados, que a obra de reparação ambiental é uma sanção ou cumprimento de acordo. Essa placa deverá informar, obrigatoriamente, o local, o ano e o tipo de danos causado, bem como as ações de reparação, com cronograma e custos.
O relator, deputado Nilto Tatto (PT-SP), recomendou a aprovação do texto. “No Brasil, não é incomum que empresas condenadas por crimes ambientais utilizem o cumprimento da sanção como propaganda ambiental”, criticou.
Com essa proposta, a coletividade não será enganada com pretensas ações voluntárias de empresas, argumentaram os autores da proposta, deputados Roberto Monteiro Pai (PL-RJ) e Coronel Telhada (PP-SP).
O texto aprovado altera a Lei dos Crimes Ambientais .
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Comissão aprova projeto que concede meia-entrada para professores da educação básica em todo o Brasil
Câmara Comissão aprova retirar limite legal do valor do seguro-safra
Câmara Comissão aprova aplicativo do governo para informar sobre desastres ambientais
Câmara Congresso possui 55 vetos para analisar no retorno das atividades legislativas
Câmara Comissão aprova projeto que proíbe remoção de veículo usado para subsistência do proprietário
Câmara Projeto define medidas para proteger crianças e adolescentes em caso de calamidade pública Mín. 19° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Parcialmente nublado
