Aconteceu nesta terça-feira (13) a sanção, pelo Executivo de Ipatinga, da lei derivada de projeto de autoria do vereador Ney Professor (PTC), que institui a data de 13 de julho como o Dia Municipal do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Os benefícios da Lei n° 4.201/21, já oficializada com publicação no Diário Oficial, foram divulgados em evento realizado na tarde desta terça, no Parque Ipanema. No galpão central no principal cartão postal da cidade, onde várias lideranças e autoridades do município estiveram presentes, foi realizada uma apresentação do Grupo de Percussão do Centro de Atendimento Multidisciplinar Herbert de Souza (Cenam), integrado exclusivamente por crianças portadoras de TDAH. Essa é uma das várias oficinas oferecidas pelo Cenam para as crianças com o transtorno.
Cerimônia marcante
Durante a cerimônia e apresentação, a secretária de Educação de Ipatinga, Patrícia Avelar, representando o prefeito Gustavo Nunes, destacou: “Podemos dizer que estamos diante de uma tarde de grande significado para muitas famílias e a sociedade como um todo, pois a partir da sanção desta lei as crianças e adultos portadores do TDAH passarão a ser vistos com outros olhos. Somos privilegiados por fazer parte de um governo que prima pelas causas humanas, e o mais importante é ver que o Legislativo está caminhando junto conosco. A proposição de um PL que beneficia tanto a educação quanto a saúde é mais uma prova disso”, ressaltou.
O autor do projeto que resultou na lei, vereador Ney Professor, acrescentou: "O governo e a Câmara caminham em prol da comunidade. E hoje, em especial, temos a marca importante na luta pelos que possuem TDAH", disse.
O que é o TDAH?
O TDAH é hoje considerado um transtorno bastante comum em crianças e adolescentes. Cerca de 3 a 5% das crianças vêm manifestando esse transtorno, que é passível de tratamento e permite condições normais de vida para as pessoas diagnosticadas.
Em média, 60% das crianças e adolescentes com TDAH entram na vida adulta com sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade, porém em menor número. Já os adultos costumam ter dificuldade em organizar e planejar atividades do dia a dia, principalmente determinar o que é mais importante. É bastante comum o estresse ao assumir vários compromissos simultâneos, além da grande dificuldade de lembrar de suas tarefas, o que é extremamente prejudicial ao seu dia a dia pessoal e profissional.
Para que o tratamento do transtorno seja eficaz, ele deve acontecer de modo múltiplo, envolvendo as áreas de psicoterapia e fonoaudiologia, quando houver transtornos de fala ou escrita, combinadas com medicamentos.
EDUCAÇÃO Prefeitura de Valadares cria novo formato de horário estendido com atendimento das 15h às 17h
Proerd Formatura Proerd: Mais de 400 alunos são capacitados em Santana do Paraíso
Jovem Aprendiz Águas de Valadares inicia programa Jovem Aprendiz
curso Início do Curso de Formação para Guardas Civis Municipais em Ipatinga
Arte São João Evangelista e Rio Vermelho recebem espetáculo de improviso da Cia Atores de Mar
Ipatinga SMAS alerta sobre prazo para inscrições às vagas de suplentes dos conselhos tutelares de Ipatinga Mín. 23° Máx. 29°
Mín. 23° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Chuva
Click de Minas EUA e Austrália suspendem trabalhos consulares
Para STF, Bolsonaro quis dividir ônus de efeitos da pandemia, mas sofreu invertida de Toffoli
Uber Eats lança envio de flores e compartilhamento do status do pedido
Com Piauiense parado durante a pandemia, MP discute segurança em estádios após volta do futebol 
