Com foco na sustentabilidade e no cuidado com o meio ambiente, a Copasa colocou em operação, em 20/12, a Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) no município de Timóteo, no Vale do Aço.
A estrutura, que tem como objetivo tratar os resíduos provenientes do tratamento de água e destiná-los da maneira correta para um aterro controlado, atendendo às normas ambientais, recebeu o aporte de mais de R$ 2,6 milhões e vai beneficiar cerca de 80 mil pessoas.

Instalada na Rua dos Enfermeiros, número 30, no bairro Santa Terezinha, próxima a Estação de Tratamento de Água (ETA) Santa Terezinha, a UTR é automatizada e composta por um tanque de equalização com capacidade de armazenar 120 metros cúbicos de água, uma elevatória de lodo, uma sala de preparo e dosagem de polímeros, abrigo de painéis elétricos e dois leitos de secagem.
Foi construída também uma interligação do esgotamento da água de lavagem dos filtros da ETA Santa Terezinha, localizada na Rua dos Portuários, número 340, à UTR, com manilha de concreto com diâmetro de 500 milímetros e extensão de 220 metros.
O gerente da Unidade de Expansão Leste da Copasa, Fabricio Rezende, explicou como funciona a UTR. “A unidade realiza o tratamento do resíduo líquido e sólido gerado durante a potabilização da água na ETA. A água resultante desse trabalho é direcionada ao rio Piracicaba, e os resíduos pastosos são direcionados para um compartimento específico na UTR para descarte em local adequado posteriormente”, disse.
As obras também colaboraram para a movimentação da economia em Timóteo por meio da geração de emprego e renda. Durante os trabalhos foram geradas 23 vagas de empregos temporários na cidade.
Além de Timóteo, outras três UTRs estão em operação em municípios que integram a Unidade de Negócio Leste da Copasa, sendo uma em Caratinga, uma em Coronel Fabriciano e outra em Teófilo Otoni. Outras 45 unidades estão em fase de implantação em cidades da região Leste do Estado.
Sicoob AC Credi Sicoob AC Credi realiza Pré-Assembleias e se prepara para a Assembleia Geral 2025
Geral Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 7 milhões
Geral Prefeitura de SP já apreendeu 126 motos de transporte por aplicativo
Gestão Programa Fomento Agro repassou mais de 35 mil itens para produção agropecuária em Brumadinho, em 2024
Geral Inscrições para concurso da Ebserh terminam nesta segunda
Infraestrutura Cemig reduz em 13% o tempo de falta de energia dos seus clientes em 2024 Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsas
