O Governo de Minas Gerais avança na renovação da frota de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Nesta quinta-feira (2/1), por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) , o Estado acompanhou a vistoria e a entrega de 40 novos ônibus no município de Ribeirão das Neves. Os novos ônibus, que correspondem a 35% da frota que atende a região de Justinópolis, já estão em operação.
A ação faz parte do acordo firmado em setembro de 2024 entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), com intermediação da Seinfra, Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG) .
O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, destacou a agilidade no andamento do processo.
“O acordo foi firmado em setembro e, em apenas três meses, conseguimos colocar os primeiros ônibus nas ruas. Essas entregas marcam a renovação de um terço da frota total, um avanço importante para garantir mais segurança, agilidade e conforto para a população que depende do transporte público”, afirmou.
Renovação da frota
Com a entrada dos novos veículos, a idade média da frota da RMBH, composta por 2,4 mil ônibus, será reduzida de 11 anos para 6 anos até o final de 2025. A alocação dos novos ônibus foi definida com base em critérios como a idade dos veículos substituídos, número de reclamações e volume de passageiros transportados.
Entregas
Até o momento, foram 144 veículos entregues, dos quais cerca de 100 já estão prontos para operação. Foram 18 ônibus para o município de Contagem, 11 para Mateus Leme e Juatuba, 23 para Santa Luzia, 8 para Vespasiano, além dos 40 entregues em Ribeirão das Neves.
Até o final de 2025, 850 novos veículos estarão em atividade em toda a Região Metropolitana. Ao todo, o projeto prevê investimentos de R$ 382 milhões, destinados a reequilibrar os contratos do transporte coletivo devido aos impactos da pandemia.
Sicoob AC Credi Sicoob AC Credi realiza Pré-Assembleias e se prepara para a Assembleia Geral 2025
Geral Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 7 milhões
Geral Prefeitura de SP já apreendeu 126 motos de transporte por aplicativo
Gestão Programa Fomento Agro repassou mais de 35 mil itens para produção agropecuária em Brumadinho, em 2024
Geral Inscrições para concurso da Ebserh terminam nesta segunda
Infraestrutura Cemig reduz em 13% o tempo de falta de energia dos seus clientes em 2024 Mín. 16° Máx. 32°
Mín. 18° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 30°
Tempo limpo
