Por meio do Decreto nº 9.761/2021, a Prefeitura de Ipatinga deu início aos estudos visando ao desenvolvimento de Programas de Integridade e Compliance no âmbito da Administração Municipal. A norma foi publicada no Diário Oficial na última segunda-feira (9). A informação foi repassada pelo Controlador Geral, Diêgo Henrique Tuschtler de Carvalho, e pelo Procurador Geral, Breno Inácio da Silva.
Com a edição do regulamento, foi instituído um Grupo de Trabalho com as atribuições de promover debates sobre o tema e a legislação de regência, bem como realizar diagnósticos, elaborar estudos com a indicação de medidas voltadas à prevenção, à detecção, ao monitoramento, ao controle e à repressão de condutas desviantes, antiéticas e ou erráticas.
Conduta ética
Segundo Breno Inácio, “o objetivo do grupo é equacionar iniciativas voltadas à criação de cultura que encoraje a conduta ética e a aderência à conformidade e otimização operacional”.
O trabalho, que terá o auxílio dos departamentos de Auditoria e de Transparência e Controle da PMI, prevê relatórios consolidados com os estudos e levantamentos empreendidos. Conjuntamente, estes subsidiarão a edição, publicação e implantação dos Programas de Integridade e Compliance.
Combate a fraudes e desvios
“Com este programa, queremos propor novos arranjos normativos, institucionais e organizacionais, com o objetivo de disseminar políticas e mecanismos de prevenção e combate a erros, fraudes e desvios éticos, visando garantir a eficácia, eficiência e probidade dos atos da administração pública”, salienta Diêgo Tuschtler. O Controlador informa ainda que todas as atividades serão reportadas mensalmente ao prefeito, para as respectivas tomadas de decisões.
INFARTO Presidente de seção eleitoral é encontrado morto em casa após faltar ao trabalho em São José da Safira
CIDADANIA 96 pessoas mudaram de prenome em cartórios de Governador Valadares desde 2022
REVIRAVOLTA MP denuncia filho de um dos mortos em briga por pé de manga em São Domingos das Dores
CRISE Contrato vencido e falta de água: Dom Cavati cobra respostas da Prefeitura e da Copasa
TRÂNSITO Ônibus de excursão envolvido em acidente na BR-381 fazia transporte clandestino, diz DER-MG
RETENÇÃO Samu deixa de atender acidente de moto em Governador Valadares por falta de macas disponíveis Mín. 23° Máx. 29°
Mín. 23° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Chuva
Click de Minas EUA e Austrália suspendem trabalhos consulares
Para STF, Bolsonaro quis dividir ônus de efeitos da pandemia, mas sofreu invertida de Toffoli
Uber Eats lança envio de flores e compartilhamento do status do pedido
Com Piauiense parado durante a pandemia, MP discute segurança em estádios após volta do futebol 
