A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) inicia, na segunda-feira (14/3), o primeiro semestre letivo de 2022, com o retorno das aulas presenciais. O Comitê Gestor - instituído por decisão colegiada pelo Conselho Universitário (Consu) da Unimontes para as situações relacionadas à pandemia de covid-19, estabeleceu os critérios para a volta segura das atividades.
Critérios
Na universidade, serão seguidas as diretrizes do protocolo sanitário de retorno às atividades elaborado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) e, subsidiariamente, aquele implantado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) .
Estas normativas foram elaboradas pelo CEPEx e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) , considerando pontos como a queda do nível de transmissão da covid-19; aumento da cobertura vacinal; cobertura de imunização na faixa etária da população mais jovem; dentre outros descritos no protocolo estadual.

Na prática
Além da necessidade do uso de máscaras cobrindo boca e nariz, todos os prédios contarão com os suportes com álcool em gel 70% para a higienização permanente. Fica mantida a recomendação de se evitar as aglomerações, abertura de portas e janelas dos ambientes e lavar as mãos com sabão constantemente.
Quanto ao uso do Restaurante Universitário, a utilização das mesas estará restrita a quatro pessoas.
“Reforçamos a toda a comunidade acadêmica a necessidade de seguir todos os procedimentos educativos e de segurança a respeito do retorno presencial seguro”, pontua o professor Marcos Antonio Ferreira, presidente do Comitê Gestor.
Casos especiais
Caso algum estudante apresente sintomas gripais ou mesmo resultado positivo em diagnóstico para covid-19, a recomendação é para não comparecer aos espaços de aula e se comunicar com a coordenação do curso por e-mail. Para estes casos, fica resguardado o tratamento para a continuidade das atividades acadêmicas em regime especial.
Sicoob AC Credi Sicoob AC Credi realiza Pré-Assembleias e se prepara para a Assembleia Geral 2025
Geral Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 7 milhões
Geral Prefeitura de SP já apreendeu 126 motos de transporte por aplicativo
Gestão Programa Fomento Agro repassou mais de 35 mil itens para produção agropecuária em Brumadinho, em 2024
Geral Inscrições para concurso da Ebserh terminam nesta segunda
Infraestrutura Cemig reduz em 13% o tempo de falta de energia dos seus clientes em 2024 Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 31°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 31°
Parcialmente nublado
