A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) encomendou uma pesquisa de opinião em que foram entrevistados 177 gestores de 129 empresas. O objetivo da pesquisa foi identificar a percepção dos atores envolvidos em projetos de investimentos em Minas sobre a atuação da SEF/MG.
Do total de entrevistados, 99% já participaram, nos últimos cinco anos, de processos de investimentos em Minas Gerais, 88% deles estiveram envolvidos em processos direcionados a outros estados e 65% em investimentos voltados para o exterior. Ou seja, a base consultada é extremamente qualificada para fazer a avaliação.
No quesito fatores importantes na escolha de um estado para investir, a clareza no tratamento tributário apresentado ficou em primeiro lugar, com 89%; a transparência e o interesse em atender empataram na segunda posição, com 88%, seguidas da segurança jurídica, em terceiro, com 85%.
Na comparação da atuação da SEF/MG com as secretarias de Fazenda de outros estados, o conhecimento técnico da equipe mineira obteve um índice de 75%, somadas as avaliações melhor e muito melhor; disponibilidade para reuniões e transparência no processo atingiram o mesmo percentual: 66%; já a assertividade e a objetividade no processo dividem a terceira posição, com 64%.
E num cenário em que é considerada a experiência dos gestores com a equipe técnica da SEF, quando perguntados sobre a chance de recomendação de Minas Gerais para outras empresas para as quais torcem ou acreditam no sucesso, o índice NPS, que serve para avaliar o grau de satisfação dos entrevistados, foi de 70, revelando que a SEF/MG se encontra na zona de qualidade, a apenas cinco pontos da zona de excelência.
O resultado é extremamente positivo e igualmente difícil de ser alcançado tanto por empresas da iniciativa privada quanto por órgãos da administração pública.
Contente com a conclusão da pesquisa, o secretário Gustavo Barbosa entende que as respostas dos entrevistados podem ser consideradas um reconhecimento da seriedade e da competência da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais e de todos os seus servidores.
“O nosso NPS está acima dos resultados obtidos por grandes empresas nacionais e até multinacionais instaladas no Brasil. Esse é um fato que deixa a todos nós orgulhosos e convictos de que estamos fazendo bem o nosso trabalho e, ao mesmo tempo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado”, finaliza Barbosa.
A pesquisa completa pode ser conferida no Instagram da Secretaria de Fazenda: @sef.mg .

Sicoob AC Credi Sicoob AC Credi realiza Pré-Assembleias e se prepara para a Assembleia Geral 2025
Geral Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 7 milhões
Geral Prefeitura de SP já apreendeu 126 motos de transporte por aplicativo
Gestão Programa Fomento Agro repassou mais de 35 mil itens para produção agropecuária em Brumadinho, em 2024
Geral Inscrições para concurso da Ebserh terminam nesta segunda
Infraestrutura Cemig reduz em 13% o tempo de falta de energia dos seus clientes em 2024 Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 31°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 31°
Parcialmente nublado
