Para garantir um início de ano sem acidentes, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) reforça alguns procedimentos para que a decoração natalina seja desmontada com total segurança.
Os enfeites natalinos são retirados tradicionalmente no Dia de Reis, que é comemorado no dia 6/1. Conforme a tradição cristã, esta data marca o fim do ciclo natalino.
De acordo com o engenheiro eletricista da Cemig, Demetrio Aguiar, o primeiro passo para desmontar as luzes de Natal e outros enfeites elétricos é desligar o circuito no disjuntor correspondente à tomada onde o enfeite está conectado.
“Essa medida simples evita choques elétricos durante o processo de desmontagem. Antes de iniciar a desmontagem, retire os enfeites elétricos da tomada, eliminando qualquer risco de contato acidental com a energia elétrica”, explica.
O especialista da companhia também destaca que as pessoas devem ter atenção redobrada ao desinstalar enfeites em áreas externas, como fachadas e varandas, em função de ser realizada em áreas altas. Além disso, é preciso ficar alerta sobre uma possível proximidade à rede de distribuição de média tensão.
“Nesse tipo de situação, é fundamental que sejam utilizados equipamentos de segurança adequados para trabalhos em altura e que se mantenha uma distância segura da fiação, evitando contato com a rede de distribuição de energia elétrica. Em muitos casos, a simples aproximação ao cabo de média tensão gera um arco elétrico, que pode fazer a pessoa cair de uma altura elevada. A eletricidade oferece riscos invisíveis e a prevenção é fundamental para evitar acidentes”, alerta.
Chuva pode potencializar o risco
O início do ano é marcado pelas tempestades de verão e isso pode aumentar a vulnerabilidade dos enfeites natalinos e provocar acidentes elétricos. Demetrio Aguiar ressalta que é preciso certificar que o tempo esteja bom e o ambiente não esteja molhado.
“Água e rede elétrica não combinam. Por isso, é essencial que as pessoas evitem fazer a retirada dos enfeites natalinos com o ambiente molhado. Além de acidentes elétricos, os riscos do trabalho em altura aumentam, já que os locais costumam ficar escorregadios”, explica.
Sicoob AC Credi Sicoob AC Credi realiza Pré-Assembleias e se prepara para a Assembleia Geral 2025
Geral Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 7 milhões
Geral Prefeitura de SP já apreendeu 126 motos de transporte por aplicativo
Gestão Programa Fomento Agro repassou mais de 35 mil itens para produção agropecuária em Brumadinho, em 2024
Geral Inscrições para concurso da Ebserh terminam nesta segunda
Infraestrutura Cemig reduz em 13% o tempo de falta de energia dos seus clientes em 2024 Mín. 16° Máx. 32°
Mín. 18° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 30°
Tempo limpo
