A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou projeto que destina 5% do valor total arrecadado com a cobrança das multas de trânsito para ações de educação no trânsito. Entre as iniciativas listadas na proposta estão palestras, cursos, seminários e eventos relacionados ao trânsito, além de campanhas educativas e atividades escolares sobre o tema.
Essas ações devem ter o objetivo de formar e qualificar profissionais e agentes multiplicadores.
Os recursos destinados à educação para o trânsito devem ser aplicados em programas e projetos aprovados e monitorados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Foi aprovado o substitutivo do relator, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), ao Projeto de Lei 2545/24 , do deputado Clodoaldo Magalhães (PV-PE). Leal inseriu no texto o prazo de 90 dias para entrada em vigor da nova lei, se aprovada.
“A inclusão da previsão de 5% de recursos das multas para a educação de trânsito no Código de Trânsito Brasileiro servirá como uma diretriz para o Poder Público. Possibilitará, inclusive, aos órgãos de controle utilizarem-no como parâmetro para avaliação dos resultados”, afirmou Leal.
Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Comissão aprova projeto que concede meia-entrada para professores da educação básica em todo o Brasil
Câmara Comissão aprova retirar limite legal do valor do seguro-safra
Câmara Comissão aprova aplicativo do governo para informar sobre desastres ambientais
Câmara Congresso possui 55 vetos para analisar no retorno das atividades legislativas
Câmara Comissão aprova projeto que proíbe remoção de veículo usado para subsistência do proprietário
Câmara Projeto define medidas para proteger crianças e adolescentes em caso de calamidade pública Mín. 19° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 29°
Parcialmente nublado
